sexta-feira, 22 de junho de 2012

Brasil tem menos crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil

Censo 2010 mostra queda na utilização da mão de obra infantojuvenil. Números absolutos, no entanto, ainda são alarmantes

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) divulgou, durante o evento de lançamento da campanha deste ano de combate à prática, um estudo sobre a situação do trabalho precoce no Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a apuração do FNPETI, houve uma queda de 13,44% (530 mil) na quantidade de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em situação de trabalho infantil. No entanto, os números absolutos ainda são alarmantes: 3.406.517 sofrem com a prática diariamente em todo o país.
Outro ponto de atenção ressaltado no estudo é o aumento da utilização da mão de obra de crianças de 10 a 13 anos. Em 2010, mais de 710 mil crianças nessa faixa etária trabalhavam, o que representa um crescimento de 1,56% (ou seja, 10.946 crianças a mais) em relação ao Censo anterior, de 2000. Para o Fórum, o aumento é preocupante, pois “essa faixa etária corresponde aos anos anteriores à conclusão do ensino fundamental. E seu impacto sobre a aprendizagem, conclusão ou abandono escolar, ou não ingresso no ensino médio, é imediato”.
Segundo o IBGE, a queda nos índices de trabalho infantil teve maior representatividade na área rural. Em 2000, 1,3 milhão de crianças trabalhavam no campo. Dez anos depois, o número caiu para 1 milhão. Nos centros urbanos, a queda foi menos expressiva: de 2,5 milhões para 2,3 milhões. Ao se comparar os gêneros, a quantidade de meninos trabalhando ainda é maior que a de meninas (2 milhões contra 1,3 milhão).

Focos de trabalho infantil
Além dos dados divulgados pelo FNPETI e pelo IBGE, a Agência Brasil, também por ocasião do dia 12 de junho, apurou os focos de trabalho infantil no país. A partir de dados do Sistema de Informações sobre Focos de Trabalho Infantil (Siti), do Ministério do Trabalho e Emprego, a agência identificou que dos mais de 20 mil focos existentes no país de 2007 a 2012, cerca de 5,4 mil estão no comércio. Isso representa mais de 27% do total.
O segundo e o terceiro maiores setores com a utilização de mão de obra infantil são, respectivamente, o setor de manutenção e o de serviços coletivos e domésticos. Além disso, dos pesquisados, 10,2 mil focos estão inseridos na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil. Para o estudo, foram considerados somente os focos com identificação e discriminação da atividade exercida.


Fonte: Pró-menino, Especial Combate ao Trabalho Infantil acessado em 22 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário