Histórico

O Escola que Protege foi criado pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC. Existe desde 2004 no Brasil e chegou ao Espírito Santo em 2006, com sede na Universidade Federal do Espírito Santo, que é uma das 21 instituições em todo o país que tiveram recursos descentralizados para a execução das ações do mesmo. O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.


O processo de implantação na Grande Vitória iniciou-se buscando envolver as Secretarias de Educação e demais instituições que compõem a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente e as escolas que desenvolviam o Programa Escola Aberta na Grande Vitória.


Após a adesão, a formação da comissão gestora, a articulação e as inscrições, começou a formação no ano de 2006, em duas modalidades: presencial, ocorrida na UFES, através do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual - PAVIVIS; e semipresencial, sob responsabilidade da UFSC.


Já em 2008, ainda sob coordenação pedagógica do PAVIVIS, o projeto teve continuidade e o curso foi ministrado nos municípios de Vitória, Colatina e São Mateus, e em Guarapari, sob coordenação da  Pró-Reitoria de Extensão.


A partir de 2009 até agora, a  Pró-Reitoria de Extensão da UFES mantém sua parceria com a SECAD. O projeto tem sido aprimorado, incluindo módulos específicos em Educação em Direitos Humanos, Saúde do Professor e Práticas Educativas com ênfase para a temática das medidas sócio-educativas.


Atualmente a formação do Projeto Escola que Protege está sendo ministrada tanto na Grande Vitória quanto no interior do Estado. Clique aqui e veja o cronograma.